EventosNotícias de Maricá

Maricá recebe neste domingo (20) mostra de carros clássicos

A Orla da Lagoa de Araçatiba irá receber neste domingo (20) a mostra de carros clássicos que fez sucesso em Itaipuaçu. Realizada pelos clubes Sobre Rodas (Maricá) e Antigos de Itaipu (Niterói), a localidade irá receber o evento a partir das 9h.

“Para nós do Sobre Rodas é um grande prazer dividir o evento de Araçatiba com os nossos amigos do Antigos de Itaipu. Uma turma super animada. Já vamos, se eu não me engano, para o quarto evento juntos e só temos alegria”, declarou o presidente do clube, Rodrigo Cascais.

Na exposição estarão exemplares de clássicos brasileiros como VW Variant, Chevrolet Opala, Fusca e Ford Landau, ou importados como o Ford 1929 (o carro que inaugurou o conceito de produção em série nas fábricas), Chevrolet Malibu e Willys Overland 1969.

Estará em exposição modelos especiais também, como um raro exemplar do Gurgel QT, modelo de buggy em fibra lançado no fim dos anos 60 e que seria o precursor do Xavante, mistura de buggy e jipe que mais tarde consagraria a fábrica e o projetista, João Conrado do Amaral Gurgel, como o maior construtor de carros 100% nacionais no país.

O sistema de tração seletiva (Seletraction) que alguns QTs tinham e depois colocado em série no Xavante garantiu um lugar de destaque para o jipe em uso fora de estrada.

Outro modelo que vale a visita é o VW especialmente preparado pela concessionária paulista Dacon, um esportivo que supriu a necessidade dos motoristas órfãos na época que em que a importação de carros novos era proibida no país. Exemplares de ‘muscle cars’ vendidos no país nos anos 70, como o Ford Maverick e o Dodge Charger, igualmente estarão expostos.

Outros carros históricos são esperados pelos organizadores, que já confirmaram a participação de outros clubes de Niterói e do Rio de Janeiro e presença dos ‘Rat Rods’, veículos antigos normalmente enferrujados e montados de acordo com a criatividade de seus proprietários e equipados com motores mais potentes que os originais.

Assim como nas outras edições, quem passar pelo local vai poder conhecer os mercados de miniaturas e de memorabilia do antigomobilismo, com venda de acessórios enquanto curte o som mecânico.

Também será possível adquirir peças de carros antigos por preços acessíveis e participar de um concurso, pois às 14h, os carros destaque serão premiados.

Quem quiser colocar sua raridade na exposição, deve chegar mais cedo, às 9h. No ato da inscrição, cada participante fará a entrega de três kilos de alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão doados a instituições filantrópicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo