Notícias de Maricá

Maricá: EPT inaugura nova linha de ônibus

A Empresa Pública de Transporte (EPT) inaugurou nesta quarta-feira (20/11), feriado da Consciência Negra, mais uma nova linha do programa Tarifa Zero. Trata-se da E09, Centro x Ponte Preta (Via Jacaroá). A inclusão deste novo itinerário faz parte do projeto de ampliação das linhas operadas pela autarquia, que tem como objetivo atender a todos os bairros do município.

“A nova linha atende com mais eficiência a população da região de Ponte Preta, Caju e Jacaroá, proporcionando mais conforto e comodidade para quem utiliza o transporte público”, explica o presidente da EPT, Celso Haddad.

Com as rotas iniciando e finalizando o percurso no Terminal Rodoviário (localizado na Avenida Roberto Silveira, Centro de Maricá), os oito horários programados serão únicos, inclusive para fins de semana e feriados.

As moradoras de Jacaroá, Renata Marques, de 37 anos, e sua mãe Ângela Regina Marques, de 57 anos, falaram da realização de um antigo sonho. “Esperava há tempos por essa notícia. Precisava pegar um ônibus e depois andar mais de 15 minutos a pé. Essa linha facilitou muito minha vida”, destacou Renata. Para Ângela Regina, os ônibus “Tarifa Zero” garantem uma grande economia no fim do mês. “Se fizermos uma conta por alto, o ônibus municipal cobra R$3,70 por viagem. O que economizo por dia com os ônibus de graça me permite ir ao mercado, pagar contas e comprar remédios”, explicou.

Morador do Parque Nanci, Thiago Oliveira, de 23 anos, aproveitou o feriado para trazer o amigo Maycon Jefferson da Cunha, morador de Nilópolis, para conhecer o programa Tarifa Zero. “Sensacional essa oportunidade do morador ir e vir sem precisar pagar nada. Fiz questão de vir conhecer e adorei. Quem dera que todas as cidades pudessem oferecer isso para seu morador”, declarou Maycon.

O estudante e morador da Gamboa, Luzivan dos Santos, de 18 anos, ressaltou a importância da nova linha. “Vai ajudar muito para eu ir para a escola e o melhor sem precisar pagar nada. Gastaria muito dinheiro se precisasse pagar passagem e nem sei se poderia continuar estudando”, frisou.

Maricá é o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer ônibus gratuito para a população, com projetos em andamento para a expansão da prestação de serviços. Desde 2014, quando entrou em operação, a frota de vermelhinhos da EPT transportou mais de 15 milhões de passageiros. Por dia, o sistema transporta 17 mil passageiros. O programa Tarifa Zero também é uma referência internacional: primeira cidade europeia a contar com o transporte público gratuito para a população, Tallin, capital da Estônia, usa o Tarifa Zero de Maricá como referência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo