Maricá realiza ação direcionada a pessoas em situação de rua e reordenamento urbano
A região central de Maricá foi palco, na noite de quinta-feira (8), de uma ação conjunta voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua. A operação, que integra um novo ciclo de medidas de ordenamento urbano, resultou no encaminhamento de 15 pessoas para a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, localizada em Araçatiba. A proposta é garantir abrigo temporário e, sempre que possível, o retorno dessas pessoas aos seus locais de origem.
Além do acolhimento, a ação também ofereceu orientações sobre como acessar serviços da rede de assistência social, com foco na reintegração familiar e inclusão social. A iniciativa envolveu diversas secretarias municipais — entre elas, Assistência Social, Segurança Cidadã, Trabalho e Emprego —, além da autarquia Somar e apoio da Polícia Militar.
“A questão de quem está em vulnerabilidade social não é responsabilidade só da secretaria de Assistência Social, mas uma questão que tem que ter transversalidade com as outras pastas. Daí a importância dessas nossas ações com as secretarias de Segurança, da Saúde do Trabalho e de Governo. E eu acho que estamos no caminho certo. E é nesse sentido que a gente tem que caminhar”, ressaltou o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Carlos Azevedo.
A subsecretária Simone Almeida destacou que a abordagem vai além do acolhimento emergencial. “A ideia é garantir direitos, acesso à saúde, ao trabalho e apoio para a reintegração social. A atuação conjunta entre secretarias tem facilitado os encaminhamentos e ampliado o alcance dos serviços públicos”, afirmou.
Durante a operação, também foi realizada uma limpeza completa do espaço público, com ações de manutenção e reordenação urbana, buscando oferecer mais segurança e conforto para quem transita pela região.
O secretário de Segurança Cidadã, Júlio Veras, reforçou a importância de ações integradas como essa. “Essa operação é uma ação de integração. As pessoas em situação de rua precisam de apoio para retornarem às suas comunidades de origem. O trabalho de reordenação é fundamental para garantir a segurança e a dignidade de todos”, pontuou.
A operação faz parte de um esforço contínuo do município para enfrentar os desafios relacionados à população em situação de vulnerabilidade de forma articulada, humanizada e com foco na inclusão.