Notícias de Maricá

Parque Estadual da Serra da Tiririca completa 28 anos com atividades

O Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) completou no dia 29 de novembro seu 28º aniversário com diversas atividades, como escaladas no Costão de Itacoatiara e plantio no Mangue da Lagoa de Itaipu.

O Peset é uma unidade de conservação de uso para montanhismo e turismo e, segundo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 15 trilhas fazem parte do complexo: Trilha Pedra do Elefante; Costão de Itacoatiara; Enseada do Bananal; Córrego dos Colibris; Caminho de Darwin; Túnel Ferroviário; Morro do Catumbi; das Orações; Morro da Peça, Morro das Andorinhas; Ilha da Mãe; Pedra de Itaocaia; Ilhas Maricás; Travessia Vila Progresso X Serra Grande; e Circuito Volta da Lagoa de Itaipu.

O ambientalista Gerard Sardo explicou que participou do processo de criação do parque, em torno dos projetos ainda em 1989. “Isso foi uma construção de cidadania e um somatório de forças entre ambientalistas de Niterói e Maricá. O parque é um exemplo de um parque que foi criado por mobilização popular que está sendo edificado com participação popular. É também um forte motivador para outros parques do Brasil como compatibilizar essas forças que atuam e buscam preservar o parque. Vou participar do plantio e estou muito animado com essa ação ambiental para preservação do mangue”, comentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo