Notícias de Maricá

Maricá: Placa informa sobre ‘fechamento’ às Grutas do Spar

Uma placa instalada na trilha das Grutas do Spar, uma mina desativada entre Maricá e São Gonçalo, informa sobre um possível fechamento das grutas como atração turística. A placa instalada informa que a Agência Nacional de Mineração determinou a proibição às Grutas Subterrâneas, conhecidas como ‘Grutas do Spar’.

Segundo informações repassadas por leitores, a Agência Nacional de Mineração teria informado que após uma vistoria da ANM em Agosto de 2019, foi exigido à empresa ‘Mineração Spar’, que ainda atua no local, para que ela disciplinasse o acesso de terceiros à mina, ou seja, que fossem instaladas placas para orientar os visitantes, levando mais segurança à todos.

Nossa equipe tentou contato com a agência, mas ainda não recebemos uma resposta do órgão regulador da mineração no país.

As Grutas do Spar são formações rochosas formadas após a exploração de feldspato em uma escavação desativada no bairro Spar, que tem esse nome devido a uma homenagem ao Ministro Luis Sparano. O local é visitado por milhares de moradores e turistas por ano, tendo uma maior atividade nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, no período do verão.

EDITADAS C MARCA DAGUA5
Grutas foram escavadas há cerca de 50 anos. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo