CarnavalNotícias de Maricá

Carnaval 2020: Prefeitura apresenta regras para blocos carnavalescos

A Secretaria de Turismo promoveu nesta terça-feira (21/01) uma reunião com os representantes dos 85 blocos carnavalescos existentes na cidade. O objetivo foi apresentar as novas regras para o Carnaval deste ano (decreto n° 44.592 de 07/02/2014, revogado pelo decreto nº 44.617 de 19/02/2014). O documento estabelece, por orientação do Ministério Público, a contratação de segurança privada nos blocos de rua. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro.

“Talvez seja uma novidade, mas isso visa também promover a segurança pública do coletivo e proporcionar um ambiente mais tranquilo. Até porque o carnaval de Maricá não tem um histórico de grandes problemas nessa área, mas precisamos evitar que isso possa acontecer”, afirmou o secretário de Turismo, José Alexandre Almeida.

No entanto, segundo o responsável pela pasta, essa medida não reduz a presença ostensiva da Polícia Militar nos locais onde terão shows organizados pelo município. “Nós tivemos uma reunião no Ministério Público na semana passada e contamos com a presença do comandante-geral do 12º BPM (Niterói). Ele nos garantiu um quantitativo de homens para fazer a cobertura da segurança nos locais onde teremos palco, ou seja, shows oficiais”, adiantou.

Presente na reunião, o subsecretário de Trânsito e Engenharia Viária, coronel Edson Amaral garantiu que a pasta vai atuar com todo o seu efetivo. “Vamos disponibilizar todos os orientadores, que ficarão a cargo da Secretaria de Ordem Pública, e que vão se empenhar para melhorar na condução do trânsito nesse período de festa”, assegurou.

Participando como ouvinte, a representante do bloco Folia da Maria, que desfila há 11 anos no carnaval de Maricá, Paola Garcia Pereira, aprovou a nova medida. “Eles estão corretos porque com a confusão que teve no Rio de Janeiro, tem que se cumprir as regras. Achei que foram bem claros com relação a cobrar o que diz o decreto. Se é lei, tem que ser cumprida”, declarou. Paola se referia ao tumulto gerado no fim da passagem de um bloco carnavalesco, que deixou feridos na abertura oficial do carnaval carioca no último dia 12/01.

A reunião serviu ainda para que os responsáveis pelos blocos apresentassem o local de concentração, o dia e o horário de saída, como fez o representante do bloco do Bruno Berner, Diego Dias. “O primeiro passo já foi dado hoje com a Prefeitura e a legalização nós vamos dar prosseguimento essa semana, conforme o secretário falou. Achei a reunião muito produtiva”, avaliou.

A secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo, que tem o bloco da 3ª idade que abre o carnaval de Maricá, também participou do encontro para sanar as suas dúvidas. “A reunião foi esclarecedora. É bom porque vai normatizar e facilitar o trabalho de todos os órgãos e, principalmente, dar segurança para a população que vai pular o carnaval. A minha dúvida foi o passo a passo do decreto que temos que cumprir. Agora é correr atrás”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo