Notícias de Maricá

Maricá: Marinha do Brasil emite alerta de possível ciclone subtropical na costa Sudeste

É possível que entre os dias 23 e 24 de janeiro de 2020 se forme uma nova tempestade subtropical (ciclone subtropical) na costa da Região Sudeste do Brasil. Se a previsão se confirmar, a tempestade vai receber o nome de Kurumí, que quer dizer “menino”, em tupi-guarani.

Quem nomeia os sistemas meteorológicos especiais que se formam em áreas oceânicas brasileiras é a Marinha do Brasil. Há uma lista que começou a ser feita em 2011 e teve uma atualização em 2018.

Veja abaixo o aviso especial da Marinha do Brasil:

AVISO NR 069/2019
AVISO ESPECIAL
EMITIDO ÀS 1300 HMG – TER – 21/JAN/2020
POSSÍVEL FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL EM 23S039W, A PARTIR DE 230300 HMG, COM DESLOCAMENTO PARA SUL. VENTO NE/NW FORÇA 7/9 COM RAJADAS AFETANDO AS ÁREAS BRAVO, DELTA E SUL OCEÂNICA A OESTE DE 035W.
VÁLIDO ATÉ 250000 HMG.

No Atlântico Sul, na costa do Brasil, o mais comum é que ciclones subtropicais e tropicais se desenvolvam em março, que é fim do verão no Hemisfério Sul, quando a água do mar está com maior quantidade de calor armazenado.

Fonte: Climatempo

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Eu uma simples mortal, gostaria de entender pq os órgãos responsáveis, permitem construções encima da praia, basta chover um pouco mais, aí começa a desmoronar, o recuo ideal deveria ser de um km., mas ninguém respeita o meio ambiente e isso não é em Marica e sim em todo litoral brasileiro.😪😪😪😪

Botão Voltar ao topo