Notícias de Maricá

Maricá: Contribuintes enfrentam problemas para pagar IPTU 2020

Os contribuintes do município de Maricá enfrentam problemas no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020. Parte das guias dos carnês enviadas pela prefeitura está com o número do código de barras errado, impedindo o pagamento no banco. O problema ocorre tanto para contribuintes que tentam pagar o imposto à vista quanto para aqueles que pretendem parcelar o pagamento.

Quando entram em contato com município, os contribuintes são orientados a emitir uma segunda via do carnê pela internet, já com a correção dos dados, mas precisam esperar no mínimo duas horas para efetuar o pagamento no banco — tempo mínimo necessário para que a instituição financeira seja comunicada pela prefeitura sobre o novo código de barras.

Na internet, a Prefeitura de Maricá informa que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão modificou processos internos para tentar facilitar o pagamento da segunda via gerada no site. Antes, segundo o município, as informações do contribuinte eram enviadas ao banco duas vezes por dia. Com isso, uma vez solicitada a emissão da nova guia, era preciso aguardar 24 horas que a instituição bancária registrasse o documento para pagamento.

Desde novembro de 2019, a Gerência de Receita da pasta vem fazendo seis envios de informações diárias, entre 9h30 e 17h. Com isso, as guias passaram a estar disponíveis para pagamento em um “prazo muito menor”.

O pagamento em cota única pode ser feito até 28 de fevereiro, com desconto de 15%. É possível imprimir a segunda via do documento no site da Prefeitura ou nos postos dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, de Inoã e de Itaipuaçu.

A Prefeitura de Maricá foi questionada sobre a falha, o que está fazendo para solucionar o problema e a orientação para os contribuintes, mas não respondeu. O município também não informou o número de pessoas afetadas.

Este é o segundo ano consecutivo de erros no pagamento do IPVA do município. Em 2019, os contribuintes relataram dificuldades para gerar a guia de pagamento por meio do site da prefeitura. A orientação à época era atualizar os dados no Cadastro Geral do Município e depois esperar 48 horas para fazer uma nova tentativa de gerar o carnê pela internet.

Matéria: Jornal Extra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo