quarta-feira, 25 novembro, 2020
25.6 C
Maricá

Maricá: Prefeitura orienta sobre fechamento de comércio na orla devido ao coronavírus

Dentro da série de ações que visam limitar a circulação de pessoas em Maricá para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura decidiu que o acesso às praias de toda a orla está fechado a partir desta sexta-feira (20/03) e ao longo de todo o fim de semana. A medida começa a valer já nas primeiras horas da manhã, quando equipes da Subsecretaria de Trânsito e Posturas, da Guarda Municipal e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil vão estar nesses locais para impedir a entrada e a permanência de banhistas nas areias.

Nesta quinta-feira (19), uma equipe da Fiscalização de Posturas realizou um trabalho informativo sobre a decisão de fechamento das praias e também o decreto do prefeito Fabiano Horta, que proíbe o funcionamento estabelecimentos comerciais na orla e em locais turísticos que gerem aglomeração de pessoas. A medida foi anunciada na quarta-feira (18) para diminuir a circulação nas ruas.

A decisão consta do artigo 14 do decreto nº 1.036, publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) também nesta quarta. De acordo com o texto, está proibido o funcionamento de quiosques, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, assim como a circulação de ambulantes nas praias, lagoas e pontos turísticos da cidade. A ordem tem validade nesta sexta, no sábado (21) e no domingo (22/3).

A ação de conscientização começou em Ponta Negra, onde havia ainda uma guarnição da Guarda Municipal orientando, com o uso de um megafone, os moradores a não saírem de suas casas para evitar um possível contágio. Os fiscais de Posturas circularam pelo entorno do canal e também da praia conversando com os donos dos estabelecimentos, além de Espraiado. A equipe teve o apoio de ao menos um dos comerciantes, que já havia fechado seu restaurante logo no início da pandemia de COVID-19.

“Tivemos a preocupação de fechar para preservar as pessoas, mesmo sendo economicamente muito ruim para nós. Também acho muito triste tudo isso, mas é importante agora para que a gente colha no futuro o bem das pessoas. A ação do governo é necessária e o público está começando a entender”, afirmou André Luiz do Nascimento, que afixou cartazes explicando o fechamento na entrada do local que mantém há mais de dez anos, com uma frequência de até cem pessoas na alta temporada.

O subsecretário Claudio Monteiro fez um apelo aos maricaenses que colaborem com as ações da Prefeitura, ficando em casa e evitando os espaços públicos. “Pedimos a atenção e a compreensão de todos neste momento de combate ao coronavírus. Proibimos o funcionamento desses locais e estamos fechando as praias, e queremos que os frequentadores entendam que são ações preventivas. Todos devem se resguardar nessa hora”, frisou.