sexta-feira, 5 junho, 2020
22.5 C
Maricá

Maricá: Secretaria de Saúde confirma mais três casos de coronavírus

A Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Maricá confirmou, nesta sexta-feira (03/04), a ocorrência de três novos casos confirmados e o primeiro óbito pelo coronavírus causador do Covid-19 na cidade. O primeiro paciente com morte pelo coronavírus é uma mulher de 67 anos, diabética e moradora de Itaipuaçu, que foi atendida em um hospital particular em São Gonçalo, sendo internada em 23/03. O resultado da análise com o positivo saiu no dia 27/03, mas o quadro se agravou e o óbito ocorreu no dia 01/04.

Os novos positivos são o de uma jovem de 29 anos, profissional de Saúde e também moradora de Itaipuaçu, que teve seu resultado positivo confirmado no dia 30/03 por uma unidade privada no Rio de Janeiro. Ela se encontra em isolamento domiciliar, com quadro clínico estável e é monitorada pela Vigilância Epidemiológica /Atenção Básica de Maricá. O sétimo confirmado para Covid-19 é o de uma jovem de 25 anos, profissional de Saúde, moradora do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã. Ao apresentar os sintomas foi atendida em uma rede privada de Saúde no Rio de Janeiro. Permanece em isolamento domiciliar, seu quadro clínico é estável e é igualmente monitorada pela Vigilância Epidemiológica / Atenção Básica de Maricá.

Nesse contexto, com um aumento expressivo de casos confirmados e registrando o primeiro óbito de Covid-19 na Cidade, a Vigilância em Saúde reforça o pedido para que a população siga as orientações das autoridades e só saia de casa para o estritamente necessário. É importante também, como medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e daqueles que residam no mesmo endereço (ainda que assintomáticas) pelo período de 14 dias.

A Secretaria de Saúde ressalta, ainda as medidas de proteção: permanecer em casa e só sair para o extremamente necessário, lavar com frequência as mãos com água e sabão, ou álcool 70%, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar aglomerações, mantendo distância mínima de pelo menos 1,5m das outras pessoas e evitar contado com pessoas que manifestem sinais de gripe. Também é importante que, ao espirrar e tossir, a boca e o nariz sejam cobertos por lenços de papel descartáveis e que objetos e superfícies sejam higienizados com frequência.

78,020FansLike
27,269FollowersFollow
2,718FollowersFollow
984SubscribersSubscribe