CoronavírusNiterói

“Propagação descontrolada” em Niterói, afirma Rodrigo Neves

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) anunciou, durante uma live nesta quinta-feira (9), a prorrogação do regime de quarentena e isolamento social em Niterói para os próximos 12 dias. O motivo, segundo Neves, é a cidade ter entrado no que chamou de “fase de propagação descontrolada (ou aceleração descontrolada)” no número de casos do novo coronavírus (Covid-19).

O município atingiu cinco mortes e 117 confirmações pela doença. Desta forma, o período que acabaria de acordo com o decreto municipal nesta sexta-feira (10) se estenderá até o próximo dia 22. O prefeito voltou a pedir a compreensão da população e reafirmou que a prioridade do município é atingir a menor taxa de letalidade.

“Peço a compreensão de todos e a conscientização de cada um. É uma medida difícil de ser tomada, mas eu tenho que ter responsabilidade com a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Durante o pronunciamento, Neves pediu ainda que o diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aluísio Gomes, explicasse o que significa a fase de propagação descontrolada da doença. Segundo o prefeito, a confirmação da nova fase foi repassada pelo Ministério da Saúde.

“É quando a transmissão começa a acelerar, ou seja, o número de pessoas infectadas começa a ficar enorme, é o tal crescimento da curva. Mesmo com todo esse esforço da Prefeitura ainda é muito perigoso. Então ficar em casa é vital. Manter o isolamento é a principal medida que temos. Não há ainda medicamentos disponíveis para salvar vidas. Não há vacinas disponíveis para impedir essa curva”, explicou o especialista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo