Maricá: Prefeitura abre novo hospital na sexta-feira (1)
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou na noite desta segunda-feira (27), através de transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura, que a abertura do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara será no próximo dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. A unidade será destinada inicialmente ao atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavirus.
“O Che é fruto de um processo histórico, espaço que vai falar, ciência e saber. O Che representará o resgate pela vida. Já estamos treinando as equipes, temos médicos. As internações serão via polos instalados no Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra”, disse o prefeito.
A abertura do novo hospital contará com 25 leitos, 10 de enfermaria. Mais adiante, a cidade terá ao todo 100 leitos de UTI com respiradores, 30 no Hospital Conde Modesto Leal e outros 70 na nova unidade.
Horta anunciou que será reeditado o decreto de fechamento do comércio até 10 de maio, permitindo o funcionamento somente dos serviços essenciais estabelecidos nos decretos anteriores. Passará a ser obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos a partir de 4 de maio.
Em virtude do feriado do trabalhadores, será implantada uma barreira sanitária nas divisas de Maricá com Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema, a partir da quinta-feira. A ação permanecerá até domingo por conta do feriadão; Até o dia 10 de maio Maricá terá plano de reabertura gradual do comércio.