Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura credencia pousadas para receberem profissionais de saúde e idosos

A Prefeitura de Maricá abriu processo de credenciamento de hotéis e pousadas no município que irão receber como hóspedes profissionais de Saúde que atuem na linha de frente do combate ao Covid-19, que residam em outras cidades e não querem contaminar seus familiares. Os estabelecimentos também atenderão idosos que moram sozinhos. O contrato tem duração de seis meses prorrogável por mais tempo ou até o final da pandemia. A iniciativa é mais uma ação do município, para movimentar a economia do setor hoteleiro nesse período. Serão investidos R$ 1,4 milhão.

Para participar do processo de credenciamento, os estabelecimentos deverão cumprir uma série de exigências como certidões negativas de débitos, alvarás de funcionamento, sejam situados em Maricá; e estejam regulares junto à fazenda federal, estadual e municipal. Os estabelecimentos também receberão visitas técnicas.

A ação é organizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias do Turismo e da Saúde. Entre os requisitos para poder participar do credenciamento o hotel ou a pousada devem ter entre 10 a 20 unidades de habitação, com um total de 52 acomodações; as diárias não deverão passar do valor de R$ 156,50; ter pessoal para limpeza utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI); oferecer três refeições por dia, mais dois litros de água diários, entre outras exigências.

Segundo a secretária de Assistência Social, Laura Costa, os idosos serão selecionados através de um cadastro que identifica especialmente aqueles que vivem sozinhos. “Quando a hospedagem começar, todos passarão antes por uma triagem que inclui exames médicos e, depois, haverá um monitoramento por parte de uma equipe para saber se estão bem de saúde. Queremos lugares com áreas abertas e amplas para evitar qualquer aglomeração. Também não haverá contato entre idosos e os profissionais de saúde. Já selecionamos 15 idosos”, explica.

A Secretaria de Saúde já identificou que pelo menos 20 profissionais mostraram interesse em se hospedarem em Maricá, já que não residem na cidade.

De acordo com o secretário de Turismo José Alexandre Almeida, várias pousadas se mostraram interessadas em participar. “Para eles será importante pelo fato de ajudar a reerguer o setor hoteleiro durante essa pandemia. Além disso, esse movimento vai aquecer como um todo a economia da cidade num momento de crise”, projeta o secretário, que tem 35 pousadas cadastradas e regularizadas.

Veja a relação de hotéis e pousadas:

Ponta Negra – 10

Itaipuaçú – 11

Centro – 6

Barra de Maricá – 6

Araçatiba – 4

Condado – 1

Bambuí – 1

São José do Imbassaí – 1

Retiro – 1

Total de quartos – 411

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo