Colunas

O novo normal #PósPandemia – Por João Henrique Jorge

Muito se pergunta sobre quando voltaremos à normalidade. Na minha opinião, não voltaremos da mesma forma que éramos antes. O mundo nunca será o mesmo. O medo da infecção por um vírus desconhecido, antes da vacina, permeará o período pós pico da infecção pelo novo Coronavírus.

Medidas de higiene serão reforçadas, assim como temos visto em Wuhan, onde estudantes voltam às aulas super protegidos, com medidas de distanciamento e da obrigatoriedade do uso de máscara e da aferição da temperatura antes de adentrar à unidade de ensino.

O mesmo acontecerá com setores importantes da economia, como o Turismo, responsável por cerca de 10% do PIB da Europa. Passagens deverão ficar mais caras devido ao distanciamento imposto para evitar infecções, o que fará com que tenha menos espaços dentro de trens e aviões. Assim como nos restaurantes, que funcionarão com lotação reduzida e, em alguns casos, criando ‘cabines’ para os clientes.

O novo normal está sendo repensado e precisará passar pode discussões. Formas de trabalho vão mudar. O Google, por exemplo, estendeu até o fim do ano o trabalho em regime ‘home office’ de seus colaboradores, assim como muitas outras empresas ao redor do mundo.

O normal que se desenha talvez possa se parecer de longe com filmes de ficção científica, mas jamais será como antes, pois milhões de pessoas vão temer os riscos e escolherão a segurança de seus lares para trabalhar, estudar e até se divertir.

Por: João Henrique – Jornalista e profissional de marketing desde 2010, escreve para o ‘Maricá Info’ há 10 anos. 

2 restaurante na holanda com domos
Restaurante na Holanda cria ‘domos’ para clientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo