Notícias de Maricá

Maricá: Janelas lacradas dos coletivos e risco de contaminação

Passageiros estão preocupados com as janelas lacradas dos coletivos da Viação Nossa Senhora do Amparo e do não uso de máscaras sanitárias dentro dos ônibus que circulam de Maricá para Niterói, neste período de pandemia.

Segundo a denúncia, usuários de coletivos estariam, inclusive, retirando as máscaras quando entram no coletivo. A Associação Nacional das Empresas das Empresas de Transporte Público, seguindo as normas do Ministério da Saúde, recomenda para a prevenção da propagação do vírus que as janelas de ônibus estejam sempre abertas para melhor circulação de ar. Este fator, no entanto, tem preocupado passageiros que notam a impossibilidade de abrir as janelas.

Ainda de acordo com a Associação, a recomendação é que os ônibus circulem com o sistema de ar-condicionado desligado ou no modo ventilação. Os sistemas de transporte público devem ser considerados ambientes de alto risco, devido ao grande número de pessoas em espaço confinado com ventilação limitado.

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) informa que a Viação Nossa Senhora do Amparo, responsável pelo transporte público intermunicipal de Maricá, vem promovendo higienização e sanitização de todos os seus coletivos em operação, conforme as orientações e normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre as janelas, o sindicato confirma que em coletivos rodoviários as janelas são fixas e não esclareceu sobre a possibilidade de mudar a frota para coletivos que permitam a abertura de janelas. Coletivos da empresa que circulam no município, no entanto, já estão operando com janelas abertas e com o ar-condicionado desligado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo