pipa scaled
Notícias de Maricá

Maricá pode ganhar “Pipódromo”

Compartilhe!

Avança na Câmara dos Vereadores de Maricá, um projeto para destinar um espaço exclusivo para soltar pipas. Os pipeiros lutam para desmarginalizar a prática, embora também se declarem contra o uso do cerol chileno, e pedem a criação de um espaço destinado à soltura da pipa esportiva, conhecido como ‘Pipódromo’. Para praticantes da modalidade soltar pipa representa mais do que lazer. 

A Associação de Pipas Artísticas e Esportivas do Estado do Rio de Janeiro (APERJ – Maricá) entrou na luta para que a soltura de pipas vire um esporte na cidade. “Primeiramente é para superar o preconceito contra os pipeiros, a ponto de fazer a prática ser reconhecida como um esporte. O exemplo vem de outros esportes que já foram criminalizados e perseguidos”, explicou Willian Gil, diretor regional da APERJ de Maricá.

Em Maricá os vereadores Felipe Auni (PSD) e Marcos Bambam (PCdoB) protocolaram em 2019 um Projeto de Lei que estabelece a criação de ‘Pipódromos’, locais que possibilitem soltar pipa com segurança.

“Montamos, em conjunto, a legalização de um local. Queremos valorizar a prática que às vezes é muito discriminada. Todo final de semana, centenas de pipeiros se encontram no município e passam muitas horas soltando pipas. Por isso é importante um local legalizado e a Lei Estadual, em vigor, só reforça a importância da valorização. Estamos muito contentes e temos tudo para aceitação em plenário e posterior sanção da lei e breve destinarmos um local específico”, contou Auni.

O texto ainda está na Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal e caso seja aprovada passará por votação em plenária antes de ser encaminhado para o Poder Executivo.

Maricá Info: Você bem informado!