CoronavírusNotícias de Maricá

Maricá inicia testagem em idosos assintomáticos, confira o calendário

A Prefeitura de Maricá deu início à testagem de pacientes assintomáticos nesta terça-feira (16/06), conforme anunciado. Os testes rápidos que identificam ou não o coronavírus começaram a ser aplicados primeiramente em idosos acima de 60 anos. O resultado é fornecido em até 10 minutos para o paciente. Os exames estão sendo realizados na unidade de Saúde nas quais os idosos estão cadastrados, por ordem alfabética.

Caso não exista o cadastro, a orientação dada pela Secretaria de Saúde é que o idoso apresente documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para que o teste seja feito. Naqueles locais onde não há um posto de referência, a Secretaria de Saúde providenciou equipes volantes que montaram bases para a realização do teste. Somente neste primeiro dia foram testados 609 idosos. Destes, em sete o teste acusou positivo. Como estavam assintomáticos, todos receberam imediatamente a orientação para ficarem em isolamento domiciliar e serão acompanhados pela Vigilância Sanitária.

“Esse teste rápido é muito importante para gente identificar o vírus, e caso o resultado seja positivo, podemos fazer o tratamento antecipado e não deixar os sintomas piorarem”, disse Elisabeth Carvalhar, de 66 anos, que realizou o exame na tenda montada na Praça do Caxito, a primeira base volante estabelecida pela secretaria. Nesta quarta, a equipe continuará no mesmo local. “Estou aqui porque além da minha saúde, tem a saúde da minha família que convive comigo, como filhos e netos, então pra mim é preocupante. E o que podemos dizer para os outros idosos é que continuemos em casa, só assim estaremos protegidos”, comentou Aimer Viana, de 64 anos. Tanto ela, quanto Elisabeth testaram negativo para a Covid-19.

A procura também nas unidades de atenção básica foi grande, neste primeiro dia. Morador de Ubatiba, o aposentado Arthur Marques Silva, 65, esteve na Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Inoã, onde é cadastrado para fazer o teste. “É muito importante identificar se estamos com o vírus para evitar o contágio. Tão importante quanto o teste é permanecer em isolamento social”, afirma. O aposentado Antônio da Silva Rocha, 72 anos, morador de Inoã, disse que foi chamado pelo posto para fazer a testagem. “Estava esperando por isso há muito tempo. Porque minha saúde é mais importante. Receber resultado que estou negativo para esta doença, me deu uma nova vida”, comentou.

A secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, reforçou a orientação para que os idosos de mais de 60 anos que não tenham sintomas de Covid-19 façam o teste de detecção da doença nas unidades de saúde da família. “Vale ressaltar que mesmo com o resultado negativo é importante que o isolamento continue. O resultado negativo não significa que a pessoa está imune de contrair o vírus”, disse Simone. Segundo a secretaria de Saúde, em outras fases, serão testados outros grupos de moradores. Caso algum parente do idoso apresente sintomas de covid-19, toda a família será acompanhada pela secretaria.

Nas localidades que não contam com unidades de Saúde, chamados de “vazios sanitários”, a testagem está sendo feita por uma equipe móvel, que seguirá um cronograma próprio. Nesses locais, não será necessário seguir a ordem alfabética (consulte a programação abaixo). Para saber a unidade de saúde de referência, basta inserir o endereço no link:

https://codemar.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=8a8bfe959bcb451889d3aa3a14d5a782

Confira a programação da testagem nas Unidades de Atenção Básica:

17/06: letras A e B

18 e 19/06: letras C e D

22 e 23/06: letras E, F e G

24/06: letras H e I

25 e 26/06: letras J, K e L

29 e 30/06: letra M

01 e 02/07: letras N, O e P

03 e 06/07: letras Q e R

07 e 08/07: letras S e T

09/07: letras U, V e X

10/07: letras W, Y e Z

PROGRAMAÇÃO DA EQUIPE MÓVEL

17/06 – Caxito (praça próxima a padaria Lady Day)

18 e 19/06 – Condado (entrada do condomínio)

22/06 – Caju (Praça do Lelei)

23/06 – Gamboa (Praça do Ivan)

24 e 25/06 – Jaconé (Campo da Coréia)

26/06 – Bananal (Praça em frente a igreja de Nossa Senhora de Aparecida)

29/06 – Vale da Figueira (ao lado do posto de gasolina Ponta Negra)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo