Notícias de MaricáRio de Janeiro

Professores da rede estadual do Rio ameaçam greve caso aulas retornem

Professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro decidiram, em assembléia virtual, iniciar greve caso as aulas presenciais retornem. Em Maricá o Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe) também não concorda com a abertura das escolas e informou que os educadores irão aderir a greve.

O secretário de Educação do Estado, Pedro Fernandes, anunciou na última terça-feira (1) que as escolas da rede estadual serão reabertas, a partir do dia 5 de outubro, nos municípios que estiverem com bandeira amarela, apenas para estudantes que não têm acesso à internet.

A coordenadora do Sepe-Maricá, professora Jaqueline Pinto, acredita que não ter aula é preservar a vida dos profissionais e dos alunos.

“Decidimos preservar a vida da comunidade escolar como um todo. Esse retorno causará aglomeração, não só na sala de aula como no transporte escolar. Com o retorno os alunos e profissionais da educação podem se tornar vetores. É muito preocupante, as escolas não têm estrutura” explicou a coordenadora.

A professora ainda ressalta que cidade possui muitos alunos sem acesso à internet e que as escolas públicas não possuem condições para esse retorno. “Não temos acesso aos dados gerais de alunos com acesso a internet, mas observamos que a maioria não está acessando. As turmas de terceiro ano são as que tem mais acessos, mas muito longe de 100%, as escolas também não têm condições estruturais para utilização de computadores, mesmo que eles sejam doados, a maioria das salas só possuem duas tomadas, que muitas vezes não funcionam” ressalta.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo