Notícias de Maricá

Carcaça de baleia morta é retirada de praia de Maricá

Uma operação foi realizada no último fim de semana, por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para a retirada de uma carcaça de uma baleia jubarte macho, jovem, de 9,6 metros e com peso estimado em 15 toneladas.

O animal apareceu morto no último sábado (5/9) na Praia da Restinga de Maricá, dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá. Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ligado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) que administra a unidade de conservação, trabalharam durante todo o dia para atender a ocorrência.

A área foi isolada e, devido à impossibilidade de enterrar o animal pelo risco de contaminação biológica, os restos mortais da baleia foram encaminhados para o Aterro Sanitário de Ipiíba, em São Gonçalo, com o auxílio de pessoal e equipamentos da Prefeitura de Maricá. O animal estava em estado de decomposição avançado. Mesmo assim, foi feita coleta de tecido animal para análise e posterior conclusão da causa da morte.

inea baleia marica

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo