Notícias de Maricá

Maricá distribui máscaras para a população em três pontos

A Prefeitura de Maricá começou a distribuir nesta quinta-feira (26/11) máscaras de proteção contra a Covid-19 para a população, em três locais: Praça Conselheiro Macedo Soares (no Centro), na Praça do Barroco (em Itaipuaçu) e na altura do quilômetro 15 da rodovia RJ-106, em Inoã. No total, foram adquiridas 120 mil unidades da peça.

A distribuição foi feita por equipes do Comitê de Defesa dos Bairros (vinculado à Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher). Antes de receber as máscaras, as pessoas eram orientadas sobre os cuidados que devem ter, além de higienizarem as mãos com álcool 70%.

As máscaras serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social para outros órgãos como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), a Empresa Pública de Transportes (EPT) e a Guarda Municipal, que também distribuiu nas ruas. De acordo com a secretária Laura Costa, foram entregues 30 mil máscaras neste primeiro dia.

“A ideia é realmente reforçar a prevenção ao coronavírus junto à população e impedir sua disseminação, porém o mais importante é que quem recebe a máscara de fato a use. São peças reutilizáveis, feitas de tecido e que poderão ser usadas diversas vezes”, frisou a secretária de Assistência Social, ressaltando que a ação vai seguir nos próximos dias nesse e em outros locais da cidade.

Nos pontos de distribuição, quem pegou as máscaras aprovou a iniciativa. “Trabalho aqui na Praça do Barroco, volta e meia, esqueço a minha em casa. Então é bom saber que aqui sempre tem disponível”, disse o motoboy Mateus Garcia, de 20 anos. Outro morador de Itaipuaçu, o caminhoneiro Vagner de Oliveira Vidal, disse que está sempre buscando as peças com os agentes na praça. “Isso é ótimo porque nos ajuda a prevenir”, lembrou.

Para a ciclista Andreia dos Reis, que passou de carro pela praça para buscar as máscaras, a colaboração de todos é fundamental. “Fiz um tratamento contra o câncer de mama e me curei, mas com isso estou no grupo de risco da Covid. Tenho que tomar todos os cuidados, mas vejo muita gente pela rua que não usa máscara. O vírus está circulando ainda e todos têm de colaborar”, disse.

Nos três locais, as equipes também circularam pelos pontos de maior movimento e entregaram as máscaras nas calçadas de comércios e filas de bancos, onde também foram bem recebidas por quem passava.

“Vou levar também para gente da família que não tem. Achei bom entregarem na rua”, disse a pescadora Rosemary Flores, de 47 anos, que mora no Flamengo assim como o vendedor Leonardo Assis, de 44. Para ele, a prevenção não pode parar enquanto a vacina não chegar. “Além da higiene com o álcool em gel e outros itens, nunca é demais ter mais máscaras. Em casa ou na rua sempre é bom ter, e é bacana o governo oferecer”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo