Notícias de Maricá

Traineiras são flagradas próximo à Praia de Itaipuaçu

Traineiras vêm realizando pescas bem perto da orla da Praia de Itaipuaçu. Um banhista registrou, no último sábado (9), três delas realizando a atividade no local.

Há restrição para qualquer pesca na parte marinha no entorno da base da Pedra do Elefante e parte da orla próximo à foz do Canal da Costa. A fiscalização da pesca interestadual, como no caso das praias de Itaipuaçu e Barra de Maricá, é atribuição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ainda não prestou esclarecimentos sobre ações de fiscalização na região.

Já a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, esclarece que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) como agente da Autoridade Marítima fiscaliza e ordena, diariamente, o tráfego aquaviário nas águas interiores e no litoral nas áreas da sua jurisdição, que inclui Maricá, a fim de garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental provocada por embarcações  vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental provocada por embarcações.

De acordo com a Marinha, todo comandante de embarcação tem a obrigação de cumprir as regras de navegação e de segurança, dentre as quais destacam-se: A proibição do tráfego de embarcações movidas a motor a menos de 200 metros da orla, a não ser para embarque e desembarque de passageiros ou material, com velocidade baixa de aproximadamente 5 km/h, sendo que a aproximação deverá ser feita, obrigatoriamente, de forma perpendicular à orla, em local livre de pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo