CoronavírusNotícias de MaricáSaúde

Maricá está pronta para vacinação, diz prefeitura

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comemorou através das redes sociais, a aprovação emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Com certeza um dia histórico para nós brasileiros, para o Sus e para a comunidade científica. Nossa gratidão aos trabalhadores que, mesmo sob enorme pressão e inúmeras adversidades, se dedicaram em todas as etapas para produção dessas vacinas que salvarão vidas. Viva a ciência!” destacou Horta.

A Secretaria de Saúde do município já estava preparada para iniciar a imunização desde dezembro, quando a Prefeitura assinou um acordo de intenção de compra e venda de 440 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. No entanto, em comunicado do órgão, toda a produção do imunizante foi destinada ao Ministério da Saúde, que fará a partir desta segunda-feira (18/01) a distribuição para os estados.

Segundo a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, o município tem agulhas e seringas para essa etapa. “O Município já tem todo planejamento realizado como a compra de seringas e agulhas, mesmo com a resposta que o Estado entregará nesta segunda-feira (18/01) a gente já tem uma margem de segurança, até por conta das outras fases, que serão quatro. Todas as unidades básicas de saúde já estão capacitadas para realizarem, a partir da liberação do Estado, os dois tipos de vacinas: Coronavac e AstraZeneca”, explicou.

Nesta primeira fase serão atendidos os grupos prioritários que abrange os idosos acima de 75 anos, os que vivem em instituições de longa permanência (asilos), profissionais de saúde e indígenas, totalizando aproximadamente 45.965 pessoas. No entanto, a quantidade de pessoas que serão imunizadas dependerá do volume de vacinas que serão enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado, responsável pelo repasse do imunizante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo