CoronavírusItaboraí

Itaboraí inicia vacinação contra Covid-19

O município antecipou a campanha e já deu início à vacinação contra a Covid-19, na tarde desta terça-feira (19/01), após a chegada das primeiras doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Os primeiros vacinados no município foram três profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença.

Os trabalhadores selecionados foram: a enfermeira Daiane Carvalho da Silva Pereira, de 39 anos, o médico pediatra infectologista Antônio Carlos de Medeiros Pereira, de 67 anos, e a funcionária de serviços gerais do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Mônica da Rosa Marques, de 48 anos.

“Estou muito agradecida por ser uma das primeiras a tomar vacina. Eu tive Covid-19 duas vezes e fiquei muito preocupada de transmitir para minha família. A gente que está trabalhando no hospital, vê os casos da doença e fica muito preocupado. Eu peço para que todos continuem os cuidados, porque manter os protocolos é demonstrar amor ao próximo”, disse Mônica, emocionada após ser vacinada.

As primeiras doses da vacina foram aplicadas durante o lançamento da campanha de vacinação que aconteceu no posto de saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha, no Centro. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Delaroli, o vice-prefeito Lourival Casula e o secretário municipal de Saúde, Cosme Salles Filho.

“Ainda estamos enfrentando a pandemia, não podemos nos descuidar mesmo com a chegada da vacina. Estamos com uma grande operação de logística que demonstra a união dos poderes em Itaboraí. Queremos terminar o quanto antes a vacinação e levar esperança para que nossa vida volte ao normal”, declarou o prefeito.

As vacinas chegaram no Centro de Armazenamento de Insumos da Secretaria Municipal de Saúde, no fim da manhã. O caminhão que trouxe 2.310 doses (primeiro ciclo de aplicação) foi escoltado pela Polícia Militar. O secretário municipal de Saúde junto com equipes da pasta receberam os lotes que foram distribuídos para as principais unidades de combate à doença da cidade.

“A chegada das vacinas representa a esperança da população de Itaboraí. Primeiro serão imunizados os profissionais da linha de frente e os idosos que estão em abrigos. A campanha começou no posto Milton Rodrigues e, simultaneamente, estaremos em todas as unidades de linha de frente que são de urgência e emergência, os hospitais Covid, as residências terapêuticas e abrigos” declarou o secretário Cosme Salles Filho.

Os pacientes que vão receber as doses iniciais da vacina serão selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde. A estimativa prévia é que cerca de 2 mil profissionais de saúde sejam imunizados nessa fase e pouco mais de 100 idosos assistidos em instituições de longa permanência.

Protocolos – A recomendação da SMS é que, caso o morador apresente qualquer um dos principais sintomas da doença, inicie imediatamente o isolamento social.

Entre os sintomas mais recorrentes estão: perda de olfato ou paladar, dor de cabeça, febre, coriza, tosse, falta de ar e diarreia por dias consecutivos. As autoridades sanitárias esclarecem também que cada paciente pode apresentar sintomas inespecíficos, decorrentes de outras comorbidades, que também são importantes serem observados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo