sexta-feira, 14 maio, 2021
23.2 C
Maricá

Conheça o túnel da antiga Estrada de Ferro Maricá

Localizado na Serra do Calaboca, o túnel da antiga Estrada de Ferro de Maricá (EFM) tem seu acesso de forma fácil, já que a prefeitura asfaltou todo o caminho até o local. Construído em 1889 para a passagem do trem, atualmente o local não tem uso e é utilizado para quem gosta de fazer lindas fotos no local. 

A ferrovia da Estrada de Ferro de Maricá proporcionou grande desenvolvimento a Maricá e região e funcionou até 1966. Hoje em dia pouco se tem de material da linha férrea, como poucos pontilhões, o túnel e pouquíssimas estações que foram ocupadas como moradia. Pelo que se sabe, em Maricá não há vestígios dos trilhos, que poderiam ter sido preservados para garantir acesso à história de Maricá.

O túnel em questão tem o acesso fácil pela primeira entrada de Itaipuaçu. Deve-se entrar e subir o morro à direita em que tem alguns galpões e seguir em frente até a entrada do túnel também à direita.

O entorno foi tomado por vegetação devido ao longo período de inatividade. Com poucos metros de comprimento e cerca de 8 metros de altura, o túnel tem o teto preto devido à fuligem deixada pelo trem que subia diariamente a Serra do Calaboca. Clique aqui e confira o local.

Túnel da Serra do Calaboca. (foto: João Henrique / Maricá Info)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maricá Info (@maricainfo)

Apoie o 'Maricá Info'!

Apoie o JORNALISMO INDEPENDENTE. Clique aqui, faça uma contribuição mensal e ajude-nos a manter o nosso trabalho.

Maricá
nuvens dispersas
23.2 ° C
24.4 °
22 °
83 %
3.1kmh
40 %
sex
23 °
sáb
23 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
24 °
spot_img