Maricá: TrilhasNotícias de MaricáTrilhas de Maricá

Conheça as Grutas do Spar #TrilhasDeMaricá

Conheça Maricá – Formadas por escavações abandonadas no bairro do Spar, as grutas são destinos de aventureiros e praticantes do rapel e atraem visitantes de todo o Estado do Rio.

As ‘Grutas do Spar’ são formações rochosas formadas após a exploração de feldspato em uma escavação desativada no bairro Spar, que tem esse nome devido a uma homenagem ao Ministro Luis Sparano.

O início da trilha se dá ao lado de uma capela logo na chegada do bairro Spar. Para chegar ao local o acesso se dá pela entrada da Estrada de Cassorotiba no km 13 da RJ-106 sentido Niterói. Na rua ao lado da capela, siga até chegar a um muro, onde deverá virar-se à esquerda. A trilha segue por um barranco e, em um determinado ponto, sai deste barranco e começa a ser mais íngreme, pela mata. Após alguns minutos subindo, a trilha faz uma curva acentuada em U. O caminho pela esquerda leva até um lago artificial, já à direta leva às cavernas das escavações de feldspato.

Após a entrada da caverna, com cerca de 3 metros de altura, começa uma aventura ainda maior para quem tem medo de lugares fechados e principalmente de morcegos (eles moram lá e não há registro de ataques). Após o final de um corredor reto, há duas saídas, uma aberta e a outra, menor, dá acesso a uma caverna ainda maior, com acesso ao lago propício a banho com águas cristalinas acumuladas da chuva.

A exploração de feldspato na região acabou há cerca de 50 anos, quando ocorreu a desvalorização do produto e tornou a sua comercialização inviável. Desde lá as cavernas tornaram-se ponto turístico de Maricá, sendo divulgado até na página do Ministério do Turismo no Facebook.

 

marica info grutas do spar
Grutas do Spar, em Maricá (RJ). (foto: João Henrique / Maricá Info)
grutas do spar marica rj info
Grutas do Spar, em Maricá (RJ). (foto: João Henrique / Maricá Info)
chegada na gruta do spar
Grutas do Spar, em Maricá (RJ). (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo