Notícias de MaricáPolicialSegurança

Maricá: Crise na segurança pública faz Proeis realizar paralisação

Mediante a determinações passadas pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Maricá (RJ), responsável junto com o Governo do Estado pelo Programa de Integração na Segurança Pública (Proeis), policiais que trabalham no programa promoverão uma paralisação nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Segundo informações, a ordem seria ficar parado com as viaturas – não se sabe se para economia de combustível – o que poderia ocasionar no aumento da criminalidade já que não há patrulhamento. Policiais também cobram a volta de mais uma viatura para o patrulhamento em Ponta Negra já que além da extensão territorial, no verão o balneário fica cheio.

Outro questionamento é em relação à falta de giroflex e sirene nas viaturas. As mesmas, sem os acessórios, não caracterizam um veículo de polícia e impossibilita a abordagem policial de rotina.

As reivindicações continuam e os policiais reclamam da retirada da viatura que realizava o patrulhamento da RJ-106. A prefeitura, até o momento, ainda não se posicionou sobre a paralisação do policiamento do Proeis, que reforça a segurança e soma-se ao baixo efetivo do 12º BPM. Confira todas as reivindicações:

1- Exageradamente exigiu-se que as viaturas ficassem baseadas praticamente as 12 horas do serviço, ocasionando no não patrulhamento de áreas com altos índices de roubo. Todo Policial Militar sabe que baseamento não prende ninguém!! Só se prende fazendo PATRULHAMENTO!!
2- As recentes viaturas adquiridas pela Prefeitura não possuem o Giroflex e Sirene, dessa forma impossibilitando a abordagem Policial de rotina.
3- Antes havia 2 vtrs do projeto na área de Ponta Negra, hoje só uma, para uma área extensa de patrulhamento.
4- Não se tem mais a Vtr Rodovia , que era responsável por patrulhar a RJ 106, local este de grande índice de roubos a transeuntes, principalmente os que ficam nos pontos de ônibus.
5- Alguns módulos de segurança hoje ocupados por GCM’s são ineficazes caso uma aja uma demanda emergencial, porque sequer existe um meio de comunicação rápido entre PMs e GCMs. Quando os módulos eram ocupados por somente Policiais Militares, a comunicação era rápida e por vezes se a vtr do setor estivesse no módulo, prontamente a demanda ou ocorrência seria atendida.
6- Antes eram 3 Viaturas operando na área de Itaipuaçu, hoje é só uma, tendo em vista que Itaipuaçu é o maior bairro da cidade e conta com uma grande população. Além de nos últimos meses ter sido o local da cidade com maiores índices de criminalidade, por conta da proximidade com Niterói e São Gonçalo, sendo dessa forma um dos maiores em que mais se deve ter efetivo Policial.
7- A não existência da Folga Meritória caso o Policial efetue uma prisão no projeto, folga esta existente em todas as OPMs da corporação e caso existisse tbm no projeto incentivaria muitos policiais a fazerem cada vez mais ocorrências.
8- O não pagamento do Proeis aos Policiais relativo ao mês de Dezembro. Enquanto outros projetos como Segurança Presente já se encontram com o pagamento em dia. Já vamos para o mês de Fevereiro e o Pagamento de Dezembro ainda não foi efetuado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo