Notícias de Maricá

Maricá registra aumento nos casos de estelionato

Em Maricá, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, os casos de estelionato aumentaram de 282 casos em 2019 para 357 no ano passado, número que representa um aumento de 26,59%. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Na região da AISP 12, área delimitada pela Polícia Civil que atende Maricá e Niterói, esse crescimento foi um recorde e 2020 foi o ano em que mais se teve denúncias de golpes. Nessa região, os números desse crime subiram de 2.014 casos no ano retrasado para 2.467 em 2020. Um aumento de 453 registros, que representa variação de 22,5%.

Os picos das denúncias de golpes na região foram nos meses de julho, agosto e outubro. Em julho, foram registrados 273 casos, em agosto 276, e em outubro 269. Os números de estelionato em 2020 foram maiores que os roubos de rua, fato que nunca tinha acontecido antes.

É importante destacar que esses registros se referem a denúncias feitas em delegacia, mas o número pode ser ainda maior considerando que nem todas as vítimas registram um boletim de ocorrência.

O estelionato consiste em aplicar golpes, enganando e manipulando as vítimas. Um caso que tem acontecido com frequência é o recebimento de mensagens no celular pedindo dinheiro emprestado ou o pagamento de alguma dívida. Muitas vítimas fazem transferências para os golpistas.

Matéria: Anna Beatriz Lourenço, G1

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo