Notícias de MaricáPonta Negra

Maricá: Prefeitura derruba imóveis irregulares

Cinco casas erguidas de maneira irregular na região de Ponta Negra foram demolidas nesta sexta-feira (05/03), durante mais uma ação do programa Urbanismo Presente, da Secretaria de Urbanismo de Maricá.

Os imóveis haviam sido construídos dentro da faixa marginal de proteção de rios e córregos das localidades – que mede aproximadamente 20 metros de largura em cada margem – e algumas ficavam já à beira do curso d’água. A operação de derrubada teve apoio de equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), de policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), que enviou duas máquinas retroescavadeiras e um caminhão.

Todos os imóveis ficavam em áreas próximas à rodovia RJ-118: uma pequena casa ao lado de um córrego entre Ponta Negra e Bananal e outras quatro em Vale da Figueira, que ficavam às margens do rio Badeco, onde é captada a água que abastece a região. De acordo com o secretário de Urbanismo Celso Cabral, os responsáveis pelos imóveis demolidos foram notificados antes da operação, como também os proprietários de outras casas que ficam na mesma faixa marginal.

“Nestes locais a irregularidade é evidente e os imóveis estão vazios, o que possibilitou esta ação imediata. É importante que, antes de adquirir qualquer imóvel, a pessoa verifique a documentação e procure legalizá-la, mas principalmente: desconfie de um valor muito barato por uma área, por exemplo”, aconselhou o secretário, ao lembrar que as equipes de fiscalização estão permanentemente nas ruas para constatar outras irregularidades e que ações semelhantes virão nas próximas semanas.

“Peço também à população que nos ajude denunciando imóveis como este, que estão sendo construídos ilegalmente à beira dos rios e lagoas da cidade”, concluiu Cabral.

Informações sobre construções irregulares podem ser fornecidas à Secretaria de Urbanismo pelos telefones 3731-9777 e 97259-9213 (WhatsApp), ou pelos e-mails maricafiscalizacaourb@gmail.com e fiscalizacaourb@gmail.com.

casa demolina pn
Foto: Anselmo Mourão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo