Notícias de MaricáSaquarema

Superlotação no hospital de Saquarema

Quando o único hospital da cidade de Saquarema, o Hospital municipal Nossa Senhora de Nazareth, no bairro de Bacaxá, atingiu pela primeira vez o percentual máximo de ocupação, há 20 dias, três pacientes precisaram ser transferidos às pressas para outros municípios: um para o Hospital estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, outro para o Hospital municipal Ernesto Che Guevara, em Maricá, e o terceiro para um hospital particular do Rio.

Na última terça-feira (09), o painel que monitora a quantidade e leitos apontou que a cidade tem, no total, oito leitos de UTI voltados para pacientes em recuperação de Covid-19. Desses, quatro estão ocupados (50%) e outros dois (25%) indisponíveis.

Apenas dois leitos (25%) estão liberados para receber pacientes em estado grave da doença. Em relação aos leitos de enfermaria, o panorama é pouco melhor. No total, são 20 leitos em Saquarema. Desses, sete estão livres para receber pacientes (35%). 12 estão ocupados atualmente e um está indisponível. 

O tempo de transferência depende do sistema de regulação do estado. Por enquanto, a única vez em que foi preciso levar pacientes para outra cidade foi na sexta-feira de carnaval, serviço realizado em menos de 48 horas, segundo o hospital.

Além da superlotação dos leitos para Covid, há um medo de que o aumento da procura de pacientes com outras doenças leve a saúde do município ao colapso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo