Notícias de MaricáSaúde

Maricá (RJ) deve receber primeiro lote da vacina russa em 15 dias

Segundo contrato assinado pela Prefeitura de Maricá com o Fundo Soberano Russo para a aquisição de 500 mil doses da vacina contra Covid-19, a Sputnik V, o município deve receber o primeiro lote com 25 mil doses em 15 dias úteis a partir da próxima segunda-feira (22).

A previsão da Prefeitura é imunizar a população em seis meses, podendo ser a primeira cidade do Brasil a atingir um alto percentual de vacinação de seus habitantes. Há a expectativa da chegada de 25 mil novas doses em abril, o que poderia ser suficiente para vacinar toda população acima de 60 anos em Maricá.

Para embasar a compra das vacinas, a prefeitura de Maricá se embasou no projeto 534, que autoriza estados, municípios e entes privados a comprarem vacinas contra a Covid-19 que já possuam registro ou autorização temporária para utilização no Brasil. Vale destacar que a vacina Sputnik V ainda não possui registro ou uso emergencial autorizado pela Anvisa.

Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina Sputnik V alcançou eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet. O estudo mostrou, ainda, que 21 dias depois da aplicação da primeira dose, o imunizante foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e de mortes.

A prefeitura de Maricá não divulgou qual o valor total do contrato e quanto está pagando em cada dose do imunizante. Segundo o laboratório Gamaleya, que desenvolveu e fabrica a Sputnik V, cada dose da vacina custa menos de dez dólares, ou cerca de R$54 cada dose. Nessa cotação, Maricá desembolsaria cerca de R$27 milhões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo