domingo, 11 abril, 2021
29.5 C
Maricá

Maricá em bandeira laranja: o que pode e o que não pode?

O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, decretará a volta da cidade para o estágio de ‘Bandeira Laranja’, que volta com restrições para frear o número de casos de Covid-19 e impõe mais medidas restritivas.

Entre as restrições estão a proibição de acesso às praias e lagoas, a instalação de barreiras sanitárias, a redução no atendimento ao público em serviços públicos como no SIM, entre outras medidas.

Estará proibido, entre os dias 26 de março e 5 de abril, o funcionamento do comércio considerado não essencial, o que inclui: academias, lojas de vestuário e acessórios, oficinas e lojas em geral que não sejam de produtos alimentícios.

Pelo atual documento, fica proibida a permanência em locais públicos de lazer como praias, lagoas, praças e parques, exceto para a prática de atividades físicas individuais, além de ser proibida a permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas no horário de 23h às 5h. Fica proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão da orla do município, exceto de moradores com comprovante de residência colocado à vista dos fiscais e o veículo com placa da cidade.

Estará permitido o funcionamento com as medidas de prevenção como aferição de temperatura e sanitização das mãos dos clientes com álcool em gel ou líquido os:  supermercados; farmácias; hospitais, laboratórios e similares para atendimento de urgência, estabelecimentos bancários e casas lotéricas, lojas de conveniência, mercados, açougues, aviários, hortifrutis, comércios varejistas de alimentação animal e estabelecimentos de varejo e comercialização de produtos alimentícios. Já comércios como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, açaiterias, cafeterias e assimilares voltam a atender somente por delivery.

As praias estarão fechadas e haverá oito pontos de barreiras sanitárias nas entradas da cidade e uma na Cachoeira do Espraiado com o objetivo de evitar aglomerações. A Prefeitura informou que irá montar uma força tarefa para fiscalizar o cumprimento das medidas, que irá incluir agentes da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Fiscais de Posturas e de Tributos, entre outras pastas.

É permitido:

Vacinação; funcionamento de hospitais e laboratórios; farmácias; supermercados; postos de combustível; lojas de conveniência; bancos e lotéricas; correios; açougues; aviários; hortifrutis; clínicas veterinárias; comércios varejistas de alimentação animal e atividades físicas individuais ao ar livre.

É permitido com restrição:

*Somente retirada no local e/ou delivery:

Bares; restaurantes; padarias; lanchonetes, cafeterias, docerias e similares; loja de vendas de autopeças; distribuidoras de água e gás; oficinas mecânicas e borracharias (somente agendamento individual e com portas fechadas). Estabelecimentos religiosos (com 30% da capacidade). 

Não é permitido: 

Ficar sem máscara; festas e aglomerações; eventos sociais; permanecer em vias, áreas e praças públicas das 23h às 5h; comércios e serviços não essenciais; salão de beleza; academias; estacionar veículos na orla das praias (exceto moradores); permanecer nas praias, lagoas, praças e áreas de lazer; consumo de no bar ou restaurante; jogos de futebol.

Leia também:

Apoie o 'Maricá Info'!

Apoie o JORNALISMO INDEPENDENTE. Clique aqui, faça uma contribuição mensal e ajude-nos a manter o nosso trabalho.

Maricá
céu limpo
29.5 ° C
31 °
28 °
57 %
6.2kmh
0 %
dom
27 °
seg
30 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
spot_img