Notícias de Maricá

Após meses de internação paciente de Maricá vence a Covid-19

Um paciente de Maricá traz para as estatísticas da pandemia uma das mais longas batalhas contra a Covid-19 do município. O ex-morador de rua, Jorge Luiz Machado, de 59 anos, ficou internado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara do dia 07 de setembro de 2020 até 10 de março de 2021, ou seja, 185 dias, tornando-se um símbolo da importância de um sistema de saúde eficiente e humanizado. Sua alta foi fortemente comemorada por amigos e profissionais de saúde da unidade hospitalar.

“O Jorginho, como o chamávamos no setor, veio da emergência para a gente. Foi um paciente grave, teve relato de parada cardiorrespiratória da unidade de origem, ficou bastante tempo no CTI. Precisou fazer traqueostomia. Uma vez que reabilitou a parte respiratória, ele veio para a Semi-Intensiva, quando começamos o trabalho de reabilitação”, contou Tami Vieira, médica da Semi-Intensiva.

“Queríamos que ele recuperasse a função de deglutição, mas ele não evoluiu de forma favorável. Vimos que ele havia feito uma lesão de traquéia e tivemos que fazer uma IGTT (procedimento cirúrgico chamado gastrostomia, feito quando o paciente, por vários motivos, não consegue receber o alimento via oral). Durante esse tempo todo de internação, o Jorginho gostava de brincar, embora não conseguisse se comunicar bem por palavras. Como ele não tem família, pelo menos não presente, apenas amigos, acabamos criando um vínculo de acolhimento ainda maior. A alta dele foi uma conquista e uma vitória para todos nós. Tínhamos essa preocupação com ele no pós”, relatou a médica.

Atualmente, Jorge Luiz se recupera das sequelas pós Covid no abrigo casa de repouso Lar Betel, em Inoã. A casa que existe há cerca de 20 anos é administrada pela pastora Célia Regina, por seu filho, o bispo Neilton Pereira e sua esposa, a bispa Marcia Pereira, todos amigos de longa data do paciente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo