Notícias de Maricá

Maricá: Aprovados no concurso da guarda municipal realizam protesto no centro

Aprovados no concurso da Guarda Municipal de Maricá protestaram, na manhã desta quinta-feira (15), na frente da prefeitura, no centro, para que sejam convocados.

Os aprovados se embasam no §1º art. 8º da Lei Complementar n° 173 de 2020, que autoriza a contratação de guardas municipais na pandemia da Covid-19 devido ao serviço ser essencial.

A ressalva que estão argumentando para não chamar é a lei complementar 173 de 2020, mas existe na lei que a regra que impede de ser contratado não se aplica em caso de calamidade pública. 

Dos 200 aprovados, 17 novos agentes foram convocados e já atuam nas ruas da cidade. No dia 08 de fevereiro uma ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para convocação dos demais aprovados.

O MPRJ requer que a administração municipal nomeie, imediatamente, os 200 aprovados no concurso realizado para ingresso na Guarda Municipal, cujo edital foi publicado em outubro de 2019. “Na situação atual, o Município tem carência de pessoal para recompor e adequar o efetivo de sua Guarda Municipal, todavia possui aprovados em concurso aptos a atender a essa demanda, restando pendente somente o ato de nomeação”, diz um dos trechos da ação.

O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Tenente Coronel Júlio César Veras, se reuniu com a comissão do concurso para explicar sobre a decisão do STF.

“Recebemos a comissão dos concursados. Como fato novo, teve a decisão judicial julgando improcedente a ação proposta pelo Ministério Público e também o reconhecimento do STF da constitucionalidade das restrições do artigo 8° da LC 173, diante disso expomos a comissão sobre os entendimentos, que não vinham do poder executivo e agora uma ação judicial recente que impede o chamamento. Estamos em busca de novos caminhos para que possamos convoca-los”, explicou.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, todos os 200 aprovados serão convocados. “Manifestação ordeira, respeitando as regras de biossegurança. Ressaltamos que todos os 200 aprovados no concurso serão convocados”, finalizou

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo