Notícias de Maricá

Maricá (RJ) vacina agentes da Guarda Municipal

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta quinta-feira, 15/04, a vacinação de cerca de 172 agentes da Guarda Municipal com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização dos integrantes da segurança pública abrange, ainda, os policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). No dia 22/04 , será a vez de vacinar o pessoal da Defesa Civil e os bombeiros.

Também nesta quinta-feira (15) Maricá recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid, foram 1.890 doses do imunizante Astrazeneca. Esta é a terceira entrega em uma semana, feita pela secretaria de Saúde do estado do Rio e o cronograma municipal de vacinação vem sendo cumprido sem interrupções desde 25 de janeiro.

A vacinação dos guardas municipais, assim como dos demais integrantes da segurança pública, segue o cronograma . De acordo com a secretária de Saúde, Simone Costa, a vacinação dos agentes de segurança é um passo essencial, já que os servidores participam ativamente da salvaguarda dos medicamentos.

“A vacinação dos servidores da Guarda Municipal acompanha a extensão do Plano Nacional de Imunização. Os agentes são profissionais que estão diretamente ligados à ação também da salvaguarda das vacinas, e que pretendem também acompanhar todo o processo dessa ampliação com os agentes de salvamento. Esses profissionais imunizados é um importante passo para que a gente amplie cada vez mais o número de pessoas vacinadas”, explicou a secretária de Saúde.

Segundo o secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop), Júlio Veras, o efetivo tinha grande expectativa de receber a vacina, já que também está diretamente ligado ao combate da doença no município.

“Desde o início da pandemia nós estávamos nas ruas garantindo a segurança, fiscalizando e orientando as pessoas ao isolamento, por isso muitos de nossos agentes acabaram adoecendo e perdemos muitas pessoas também. A vacina chega como esperança, porque podemos trabalhar sabendo que estamos mais seguros. Recebemos a vacina com muita alegria e esperança por dias melhores, torcendo para que toda a população seja vacinada o quanto antes”, comentou Júlio Veras.

Para a guarda municipal Samantha Guimarães ter sido vacinada traz mais tranquilidade . “Eu me sinto aliviada em receber a vacina. Só quem esteve com a gente sabe como foi arriscado estar na linha de frente diariamente atuando em prol da população, então nesse momento eu me sinto feliz por ter a oportunidade de começar a ser imunizada”, disse .

Paulo André Queiroz , afirmou que receber a vacina, é o primeiro passo para a continuidade do seu trabalho e cuidado com a sua família. “É gratificante receber essa vacina, nós estamos diuturnamente nas ruas. É esperançoso saber que não vou colocar mais a minha família, como acontece. Esse é um acontecimento importante para a gente que lida com essa doença no dia a dia”, comentou o guarda municipal.

Com a chegada deste novo lote de vacinas, Maricá recebeu no total, mais de seis mil doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca. Com isso, a cidade segue o cronograma de vacinação. Atualmente estão sendo imunizados homes e mulheres com 65 anos ou mais.

“A chegada de mais uma remessa de primeiras doses de vacinas, embora sem um cronograma futuro definido em acordo entre os prefeitos (do calendário unificado dos municípios do Rio, Niterói, Maricá e Itaguaí) traz a expectativa da regularização das remessas e do abastecimento suficiente para o cumprimento do Cronograma Unificado. Essa é a nossa expectativa”, ressalta a subsecretária Solange Oliveira.

Até esta quarta-feira, 14/04, a Prefeitura de Maricá recebeu 23.255 doses de vacinas destinada à primeira dose e 16.565 doses destinadas à segunda dose. Ao todo, 21.327 pessoas receberam a primeira dose e 4.901 receberam a segunda dose em Maricá.

Leia também:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo