Notícias de Maricá

Maricá: Gigogas invadem lagoas e orlas

As gigogas (Eichhornia crassipes), plantas aquáticas que se proliferam no esgoto, estão se multiplicando nas lagoas de Maricá e invadindo as orlas recém urbanizadas, como a Orla Zé Garoto, no Boqueirão.

Quem passou nesta sexta-feira (04/06) pelo local e também pela Orla de Araçatiba, viu que as gigogas estão tomando conta da lagoa. Não é só lá que as plantas aquáticas estão se multiplicando. Nossa equipe passou pelo Canal da Costa em São José do Imbassaí e viu que o canal está intransitável devido à presença dos vegetais.

De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, as gigogas se proliferam com o esgoto. “Essa multiplicação descontrolada é reflexo da chegada de esgoto generalizada. As lagoas foram transformadas em latrinas”, afirmou.

Como paliativo, a prefeitura de Maricá terá que mobilizar equipes com máquinas e caminhões para a retirada das gigogas, o que precisa ser feito de tempos em tempos e desperdiça o dinheiro público. Com ligações clandestinas de esgoto jogando em rios e canais que desaguam na lagoa, o problema só tende a continuar e se agravar, pois mais de 90% do esgoto da cidade não é tratado.

gigogas lagoa marica
Canal da Costa repleto de gigogas. (fotos: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo