Notícias de Maricá

Maricá pode se tornar grande polo de produção audiovisual

A pedido da Secretaria de Cultura de Maricá, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) elabora um projeto de estímulo à produção cujos eixos principais são a instalação do polo, para produzir conteúdo com criadores e trabalhadores locais, e a abertura de um canal de streaming para dar visibilidade à produção e a todo o conteúdo produzido no governo, que deverá estar no ar em até um ano. O edital com as diretrizes do fomento foi publicado na edição da última segunda-feira (14/06) no Jornal Oficial de Maricá (JOM).

A movimentação na cidade para as produções deve começar já em agosto, é o que garante o presidente do ICTIM, Celso Pansera. Segundo ele, um comitê vai acompanhar a montagem do polo, cuja primeira produção deve ser um filme sobre o movimento dos malês na Bahia, que terá partes rodadas na cidade e na capital baiana. Uma produtora de conteúdo e tecnologia será contratada para dar o suporte técnico à produção, dirigida por Antonio Pitanga. Ainda de acordo com Pansera, haverá novos editais para treinamento de profissionais que irão trabalhar nas produções.

“Em todo o estado há uma grande demanda reprimida na produção audiovisual e o que queremos, além de viabilizar a produção de conteúdo, é também criar um mercado para quem atua em cenografia, som, iluminação e outros. É oportunidade para muita gente”, disse o presidente do ICTIM, ao lado do diretor de Inovação e Científico Cláudio Gimenez, que completou: “Nosso projeto contempla também o artista de rua, é para toda a classe”.

Celso Pansera afirmou ainda que 10% do que for arrecadado nas bilheterias será revertido na produção de novos conteúdos para o canal de streaming, cuja especialidade serão programas socioeducacionais e cultura brasileira. “Chegará um momento em que haverá uma estrutura física para estúdios, mas inicialmente a ideia é utilizar o que a cidade oferece. Aqui temos praia, restinga, serra, zona rural, tudo para as mais diferentes locações. Coisas que nos permitem sonhar com uma produção forte por aqui”, explicou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo