Maricá tem quatro escolas fechadas devido a casos de Covid-19
Com o retorno presencial das aulas nas escolas municipais houve também o crescimento de casos de Covid-19 tanto em funcionários, professores e alunos das unidades. Ao menos quatro escolas estão fechadas nesta quinta-feira (26/08) devido a casos confirmados: E. M. João Bezerra; E. M. Dirce Marinho; E. M. Antônio Lopes e E. M. Clério Boechat.
Segundo o Sindicato dos Profissionais em Educação de Maricá (SINEDUC), outras 10 escolas municipais registraram casos recentes de Covid-19 e nem todas estão fechadas, são elas: CEIM Valéria Ramos Passos; E. M. Maria Cristina de Lima Correa; E. M. Carlos Manoel Costa Lima; E. M. Jacintho Luiz Caetano; E M. Romilda Nunes Linda; E. Municipalizada de Inoã; CEIM Marilza da Conceição; E. M. Maurício Antunes; E. M. Ver. Aniceto Elias e E. M. Cônego Batalha.
O Sindicato pede o fechamento imediato das escolas e quarentena das unidades para garantir a segurança das crianças, adolescentes e funcionários das escolas.
Trabalho remoto
Diferentemente do que muitos falam, os professores trabalharam remotamente durante todo o período em que as escolas estiveram fechadas. De forma precária, sem ter estrutura dada pela Secretaria de Educação, usando os próprios computadores e internet, as aulas remotas tem pouca participação dos alunos.
Falha no protocolo
Segundo profissionais que trabalham nas escolas, o protocolo para garantir a segurança dos profissionais e alunos é muito falho. Um exemplo recente é de uma professora da rede que teve os sintomas, fez o teste no polo e devido à demora no resultado do teste, as aulas continuam, podendo colocar toda comunidade escolar em risco.