Notícias de MaricáVacinação

Maricá divulga calendário da dose reforço e repescagem para os adolescentes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga neste sábado (18/09) o calendário da vacinação com a dose de reforço em idosos até a sexta-feira (24), quando chega ao público de 88 anos. O município também faz uma repescagem para todos os adolescentes de 12 a 17 anos na segunda-feira (20), em todos os Polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVV) da cidade.

O calendário para aplicação da dose de reforço começa na próxima segunda-feira e segue ao longo da semana: segunda-feira (20), idosos de 92 anos ou mais; na terça-feira (21), 91 anos ou mais; quarta-feira (22), 90 anos ou mais; quinta-feira (23), 89 anos ou mais; e sexta (24), a vacinação chega aos 88 anos ou mais. É necessário que o idoso tenha seis meses ou mais da aplicação da 2ª dose.

Também estão recebendo a dose de reforço, por recomendação do Ministério da Saúde, os imunossuprimidos (pessoas com imunidade baixa), com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido a 2ª dose há 28 dias ou mais. A vacinação desse grupo ocorre todos os dias independentemente da idade.

Documentação

– Os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovantes da primeira e segunda dose, documento de identidade com foto e CPF em um dos Polos ou UVV de Maricá. Os idosos acamados podem receber a vacina em casa. Basta entrar em contato com a unidade de referência para agendar o atendimento.

No caso dos imunossuprimidos, além do comprovante com as duas doses completas e da documentação com foto e CPF, é necessário laudo médico que comprove a condição de saúde. A imunização também ocorre em todos os Polos e UVV.

De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pacientes em hemodiálise ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). Também estão na lista as pessoas que fazem uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou uso de drogas modificadoras da resposta imune, conforme lista abaixo:

Metotrexato; Leflunomida; Micofenalato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biologicos em geral (infliximabe, etanececept, humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe); Indicadores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe).

Repescagem adolescentes

O município faz uma repescagem da vacinação contra a covid-19 para os adolescentes entre 12 e 17 anos na segunda-feira (20). A vacinação ocorre em todos os Polos e UVV.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento.

Segunda dose

Maricá segue aplicando normalmente a segunda dose de todos os imunizantes (AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac), também em todos os Polos e UVV da cidade.

Polos e Unidades Volantes de Vacinação

Os interessados devem procurar os polos que funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. São eles: Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Aeroporto de Maricá. Já a USF Barra, a USF Inoã 2, a USF São José 2 e a USF Barroco, funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo