Notícias de Maricá

Maricá: Nova sede do Banco Mumbuca inaugura nessa sexta-feira (29)

A Prefeitura de Maricá e o Banco Mumbuca inauguram nesta sexta-feira (29/10) a nova sede central do banco comunitário. O banco é a instituição que gerencia a moeda social digital usada na cidade – única em todo o país a praticar a transferência de renda à população, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Ministério da Economia.

O novo espaço do banco fica no Parque Eldorado, próximo a sede administrativa do Centro. A sede anterior do Centro, na Rua Pereira Neves, vai funcionar até meados de novembro, antes de ser desativada. Até lá, as duas unidades da região central farão atendimentos relativos ao Mumbucred (programa de crédito do banco a juros zero), Moeda Mumbuca, Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), Programa de Amparo ao Emprego (PAE), Renda Básica da Cidadania (RBC) e abertura de novas contas – instrumentos para o desenvolvimento da economia solidária no município.

“A estrutura da nova sede é muito maior, dispõe de mais salas e um auditório, que poderá ser cedido à população sempre que necessário”, afirma a diretora do banco Manuela Mello.

Renda Básica em foco

Atualmente, o programa de Renda Básica da Cidadania (RBC) conta com 42.500 beneficiários que recebem 300 mumbucas (R$ 300) cada um até dezembro. A partir de janeiro – com maior flexibilidade nas atividades municipais devido à melhora da vacinação contra covid-19 –, o repasse mensal será de 170 mumbucas (R$ 170). No município, são 10.600 estabelecimentos cadastrados que aceitam a moeda social, paga por meio de um cartão de débito.

Banco já tem quatro agências

Com a nova unidade do Centro, o município passa a contar com quatro agências do Banco Mumbuca – as outras ficam em Inoã, Itaipuaçu e Cordeirinho, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A nova unidade central do banco fica precisamente na Rua Eugenia Modesto da Silva, 234, no Parque Eldorado, com inauguração prevista para as 15h desta sexta (29/10).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo