26.7 C
Maricá
domingo, dezembro 5, 2021

Maricá: Vacinação itinerante contra a Covid-19 chega a Ponta Negra nesta semana

Mais dois polos fixos serão abertos na próxima semana

A vacinação itinerante contra a Covid-19 em Maricá chega a Ponta Negra na segunda-feira (22/11) e mais dois pólos fixos foram criados para ampliar o atendimento à população. Os moradores poderão receber o imunizante na Associação de Pescadores de Ponta Negra até sexta-feira (26/11), das 9 às 16h. Iniciada há duas semanas, a estratégia itinerante atua em locais de grande movimentação na cidade e já imunizou mais de 1.800 pessoas.

No total, 78,5% da população de Maricá – mais de 111 mil pessoas – já recebeu as duas doses ou a dose única. Com a primeira dose são 126.518 mil, ou seja, 89%. O município está disponibilizando a segunda dose, dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham completado o ciclo vacinal há cinco meses, além da repescagem com a primeira dose para todos acima de 12 anos.

Além da ação itinerante e dos polos de vacinação, a Prefeitura vai abrir mais dois polos fixos de vacinação, como explica a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira.

“Com o recebimento mais regular das doses e o avanço da vacinação, estamos em processo de descentralização para colocar a vacina na rotina dos postos. Já nesta segunda-feira (22/11) vamos contar com mais dois polos, na USF Barroco e USF Mumbuca, que vão funcionar nos mesmos dias e horários dos demais”, destacou a secretária, convocando a população para concluir a vacinação.

“Estamos chegando perto do nosso objetivo que é vacinar o maior número de maricaenses possível. Para acelerar ainda mais a conclusão da vacinação, reduzimos para 21 dias o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer e oito semanas a AstraZeneca para todas as faixas etárias. Confira o seu comprovante e vacine-se”, concluiu.

Documentos necessários para vacinação

Os adultos precisam apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Já os adolescentes devem levar documento de identidade ou certidão de nascimento. Para a segunda dose é necessário, também, o comprovante de vacinação.

A dose de reforço está sendo aplicada a toda a população com 18 anos ou mais que tenha recebido a segunda dose há cinco meses ou mais, além dos imunossuprimidos maiores de 12 anos que tenham as duas doses completas há mais de 28 dias.

Os maiores de 18 anos devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF e os comprovantes de vacinação e residência. Já os imunossuprimidos, além de apresentarem os mesmos documentos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde.

Locais de vacinação segunda dose, dose de reforço e repescagem:

Polo Itinerante – segunda (22/11) a sexta-feira (26/11), 9h às 16h

Associação de Pescadores de Ponta Negra- Rua Capitão José Caetano, Lote 9, quadra 3, Ponta Negra.

Polos Distritais – segunda a sexta-feira, 9h às 16h

Unidade de Saúde da Família (USF) Central- Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Jardim Atlântico- USF Jardim Atlântico- Rua 36, lote 01, quadra 206. Loteamento Jardim Atlântico, Itaipuaçu.

USF Chácaras de Inoã- Rodovia Amaral Peixoto, km 16. (ao lado do Polo Mania), Inoã.

USF Marinelândia- Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.

USF Barroco- Rua Van Lerbergue (antiga 34), lote 2, quadra 64, Barroco.

USF Mumbuca- Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/nº.