Notícias de Maricá

Maricá: Aparição de aranhas assustam moradores e acende alerta

Há alguns meses, moradores de Maricá vêm relatando nas redes sociais a aparição de aranhas um tanto quanto assustadoras. Diferente das aranhas que fazem suas teias em cantos de paredes, as novas aparições têm sido das que ficam escondidas durante o dia, em jardim e material acumulado: as Aranhas-armadeiras.

Também conhecidas como ‘Aranha de Bananeira’, a espécie é comum na região, é venenosa e é um risco para pets, crianças e idosos, já que seu veneno pode ocasionar reação severa como o aumento dos batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psicomotora.

Essas aranhas-armadeiras podem chegar a 17 centímetros de comprimento e assustam quando aparecem dentro das residências, o que vem acontecendo com maior frequência durante o verão, onde o calor faz os animais saírem mais das tocas para se alimentarem.

Cuidados

Todo cuidado é pouco pois uma picada de uma aranha-armadeira irá levar o paciente ao hospital. Os acidentes ocorrem, na maioria das vezes, no início da noite ou nas primeiras horas da manhã. Elas podem se esconder em sapatos, máquinas de lavar, entre outros ambientes escuros e úmidos. Dependendo da gravidade da picada, o paciente precisará de até 6 ampolas de soro antiaracnídico, medidas de suporte vital e cuidados intensivos.

Soluções temporárias

Quem tem grama e jardim em casa terá mais dificuldade em se livrar das aranhas-armadeiras, já que elas fazem ninhos em buracos na terra e em locais mais inacessíveis. Mas uma solução temporária é a dedetização profissional da área externa, principalmente se a região de grama ou jardim seja pequena.

Com o tempo, cerca de um a dois meses, os ovos deixados pelas aranhas-armadeiras voltam a eclodir e haverá novas aparições, sendo necessário um monitoramento contínua da residência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo