EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Alunos da Universidade de Vassouras pedem volta das aulas presenciais

Os alunos da Universidade Vassouras Campus Maricá, também conhecida como ‘Faculdade de Maricá’, estão organizando uma manifestação contra a volta online das aulas no dia 7 de fevereiro.

Sendo a maioria ingressantes através do programa ‘Passaporte Universitário’, da Prefeitura de Maricá, os alunos pedem a volta presencial dos estudos, já que o rendimento para grande parte destes não é o mesmo sendo de forma online.

Eles alegam que a universidade tenta economizar, mesmo tendo construído um novo campus no bairro Flamengo com total infraestrutura. A Universidade de Vassouras Campus Maricá publicou um comunicado no Facebook informando que os alunos veteranos teriam início ao ano letivo em 7 de fevereiro de forma remota como realizado em 2021, sendo aulas teóricas remotas e práticas laboratoriais de moto presencial em grupos reduzidos. A nota não agradou os alunos, já que o próprio Ministério da Educação recomendou a volta presencial das aulas e a Prefeitura de Maricá deverá retomar as aulas da rede municipal de educação também de forma presencial.

De acordo com o Portal da Transparência de Maricá, a Universidade de Vassouras deverá receber em 2022 o montante de R$31,8 milhões, sendo transferidos para pagar as mensalidades dos alunos do programa ‘Passaporte Universitário’, que é custeado pela Prefeitura de Maricá com o dinheiro do contribuinte. As mensalidades estão sendo pagas como ensino presencial e não online. Vale lembrar que em 2021, a Universidade de Vassouras recebeu R$21 milhões dos cofres públicos referentes aos alunos matriculados no programa Passaporte Universitário.

Obviamente há uma economia gigantesca da universidade em manter o ensino online, já que reduz o custo com manutenção do campus, energia elétrica, insumos básicos, entre outros valores. O pensamento somente no lucro vem atrapalhando o rendimento acadêmico e o desenvolvimento profissional dos alunos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo