Notícias de Maricá

Maricá: Vereadores aprovam em primeiro turno proposta de acessibilidade apresentada por Aldair de Linda; entenda!

A Câmara Municipal de Maricá aprovou por unanimidade, em primeiro turno, na sessão da última terça-feira (09/09), o Projeto de Lei nº 0086/2025, de autoria do vereador Aldair de Linda (PT), atual presidente da casa. A proposta institui a Política Municipal de Rotas Acessíveis, que tem como objetivo garantir mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência, idosos e cidadãos com mobilidade reduzida.

O projeto prevê a implantação de calçadas e travessias acessíveis, sinalização adequada para pessoas com deficiência visual, adaptação de espaços públicos já existentes e a criação de linhas de ônibus adaptados com elevadores, rampas, assentos reservados e comunicação acessível. Além disso, o texto sugere a elaboração de um Plano Municipal de Rotas Acessíveis, que deverá trazer diagnóstico, metas, prazos e regiões prioritárias.

Durante a discussão em plenário, o autor da proposta destacou a motivação para apresentar o projeto, relacionando-o à realidade de famílias que participam de programas sociais.

“Minha ideia é que fosse como uma rota escolar. Um ônibus escolar, porque pela secretaria, pelos cadastros das pessoas que estão usando o projeto do Auxílio Cuidar, a gente tem, onde mora essas pessoas e poder fazer uma rota. Pra essas pessoas irem até o Sarem, irem até, a terapia, enfim, nós temos hoje esse gráfico. Então colocar um ônibus como se fosse um ônibus escolar, esse ônibus menores, para que essas pessoas pudessem chegar, porque muitas vezes a mãe não tem condição, não tem carro e os ônibus passam longe dessa residência. Então, a minha ideia é essa, era colocar esses ônibus como se fosse escolares, pequenininho, pra conseguir levar essas pessoas até o lugar fazer seus tratamento. Essa a intenção do projeto de lei.”, explicou Aldair.

Com a aprovação em primeiro turno, o projeto segue para a segunda votação no plenário da Câmara. Caso seja novamente aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito Washington Quaquá (PT).

Relacionados

Botão Voltar ao topo