Notícias de Maricá

Maricá deve abrir concurso em 2022 para a área de saneamento básico

Uma das maiores necessidades do município é o saneamento básico. Em poucos bairros há coleta de esgoto sanitário e o tratamento é precário. Com isso, restam ligações clandestinas nos canais e rios da cidade, que acabam por desaguar nas lagoas, poluindo o ambiente.

Com a alta demanda, a Senamar, autarquia criada pelo prefeito Fabiano Horta para tocar o saneamento básico em Maricá, deverá abrir um concurso ainda em 2022 para fiscais na área. “Ainda esse ano a Sanemar planeja promover novo concurso público para lotação do seu quadro próprio de fiscais de maneira a estruturar o setor da Companhia, já que a cobertura de saneamento vem crescendo em Maricá”, anunciou Rita Rocha, presidente da Sanemar. Não foi informado, no entanto, a quantidade de vagas que serão disputadas através do concurso público.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a Secretaria de Urbanismo iniciaram na terça-feira (01/02), o treinamento para os oito Fiscais de obras e Meio Ambiente convocados recentemente pela Prefeitura de Maricá, aprovados no concurso público municipal realizado em 2018.

De acordo com o diretor e fiscal de obra, Bruno Marins, responsável por ministrar o treinamento, com cerca de 30 dias de duração, as oficinas abordarão questões como legislação urbanística e saneamento básico. Haverá também palestras e visitas técnicas às estruturas de saneamento, ao sistema lagunar, à sede do INEA, entre outras atividades teóricas e práticas.

“Temos uma deficiência com a fiscalização no município e com o crescimento constante da cidade, vimos a necessidade de ter um trabalho mais focado na questão do saneamento”, explicou Bruno. “Para acompanhar esse crescimento aumentamos a nossa estrutura e o polo Sanemar vem justamente para isso, para encontrar as soluções que o município precisa para levar saneamento à população e esses fiscais fazem parte dessas soluções”, frisou o diretor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo