Notícias de Maricá

Maricá ganha Agência de Coleta Seletiva

Iniciativa é parceria da Prefeitura e SEAS com ARERJ

Com o apoio da Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro–ARERJ, a Prefeitura de Maricá e a SEAS – Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, inauguram nessa sexta-feira (11), a Agência de Coleta Seletiva de Maricá. O local funcionará como depósito de compra e venda de materiais recicláveis e atendimento à logística reversa de embalagens.

As agências de coleta seletiva têm a função de atender a sociedade e dar a destinação adequada dos resíduos recicláveis. Elas têm como objetivo o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos -PNRS, que estabelece um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados.

A iniciativa segue ações semelhantes realizadas em todo o Estado, que têm se mostrado transformadoras, tanto para quem faz da reciclagem uma forma de ganhar a vida, quanto para a preservação do meio ambiente, através da correta destinação de resíduos.

Estarão presentes no evento o secretário de meio ambiente, Thiago Pampolha, e o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta. A parceria é uma iniciativa da ARERJ com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado na construção de uma política de Sustentabilidade, fomentando a cadeia produtiva da reciclagem em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a ARERJ: A Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro – ARERJ é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2003 com o propósito de intermediar o debate público entre empresas e agentes recicladores e órgãos de governo. Seu objetivo é propor políticas públicas que visem o desenvolvimento da atividade, além de sensibilizar governos e sociedade sobre a importância de se encontrar soluções para o descarte irregular de resíduos, oferecendo condições sustentáveis para a cadeia produtiva da reciclagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo