BairrosNotícias de Maricá

Maricá: Maior espaço de lazer é inaugurado no Marine

A Prefeitura de Maricá inaugurou na terça-feira (29/03) a maior área de lazer e convivência do município, a orla do Marine, em São José do Imbassaí. Com área total de aproximadamente 100 mil metros quadrados às margens do sistema lagunar, o espaço passou por obras de revitalização, assim como as orlas de Araçatiba, Guaratiba, Amendoeiras, Zé Garoto e João Português.

O prefeito Fabiano Horta destacou que a nova orla foi entregue à população com objetivo de desenvolvimento local e a unificação do povo maricaense.

“Essa obra significa inclusão do espaço de convivência, do desencadeamento de atividades produtivas e econômicas aqui no entorno e inclusão de aparelhos para os pescadores. Ter a população aqui mostra o sentimento de pertencimento, onde os moradores vieram se apossar daquilo que é seu. Aqui terá agregação comunitária, seja no encontro esportivo, na horta comunitária, nos brinquedos para a garotada ou nos aparelhos de musculação. É esse sentido de cidade, de lugar em comum, que nos move a seguir construindo no entorno do nosso belo sistema lagunar”, ressaltou.

O espaço revitalizado ganhou iluminação, pavimentação, paisagismo, quadras poliesportivas de areia, campo de futebol, aparelhos de academia, pump track (tipo de pista que possui percurso com lombadas, que possibilitam a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais), skate parque, além de horta comunitária, pomar, aviário, parquinho, deck e estacionamento.

O paisagismo da orla ganhou 480 espécies nativas e 97 palmeiras. Foram construídos dois decks de madeira, sendo um para pescadores e outro para contemplação da paisagem, que inclui a região do Centro e da Barra de Maricá, além do letreiro “Eu Amo Maricá”. Uma placa com o roteiro de Orlas de Maricá foi instalada no local.

“A orla do Marine é a maior em extensão geográfica, onde foram implantados equipamentos como pergolados, quiosques, campo de areia, todos voltados para que a população possa usufruir e também aproveitar a contemplação da lagoa, que é um local lindo”, disse Renato Machado, presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Instalações com acessibilidade

Todas as instalações respeitam as normas de acessibilidade. As intervenções incluem a urbanização das ruas do entorno, com colocação de peças de meio-fio e asfaltamento.

Além da praça, o canal que desemboca na orla do Marine também recebeu intervenções, como limpeza, manilhamento e uma ponte nova, interligando os dois lados que hoje são separados.

Moradores comemoram o novo espaço de lazer

Moradora de São José do Imbassaí há 10 anos, Claudia Regina Silva, diz que ficou impressionada com o tamanho do local.

“Essa orla é muito importante para nós moradores. O espaço é enorme e me chamou muita atenção. Será o centro de vivência de todos os moradores da região. O espaço é enorme e me chamou muita atenção”, comentou.

A família da Roberta Kelly, 37 anos, acompanhou de perto a evolução da obra.

“Moramos bem pertinho e antes só tinha mato, não tinha nada e hoje vemos esse espaço totalmente revitalizado. Ficamos ansiosos por essa inauguração. Vimos cada tijolinho sendo colocado e o avanço da obra. Agora ganhamos um lindo espaço de lazer para trazer as crianças e poder aproveitar também”, comemorou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo