Notícias de MaricáSaúde

Maricá registra primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

E não demorou muito para o primeiro caso de varíola dos macacos ser confirmada em Maricá. O Ministério da Saúde confirmou o caso em um paciente morador de Maricá que tem 25 anos de idade.

O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. O paciente, que apresenta quadro clínico estável, sem complicações, não tem histórico de viagem para o exterior, mas relata contato com estrangeiros, o que pode levar a uma transmissão comunitária da doença na região. O caso é o 8º confirmado no Brasil.

O paciente está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos. Em caso de sintomas o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e relatar se teve contato com pessoas com histórico de viagens, principalmente ao exterior (onde a doença tem se espalhado facilmente). Saiba mais sobre a ‘varíola dos macacos’ clicando aqui!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo