Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Prefeitura esclarece caso confirmado de varíola dos macacos em morador

Pessoas que tiveram contato com o paciente que teve o caso confirmado estão sendo rastreadas

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, divulgou um vídeo de esclarecimento sobre o paciente com caso confirmado de varíola dos macacos no município.

Segundo o subsecretário de saúde de Maricá, Dr. Marcelo Velho, não há indícios de que há algum tipo de surto ou epidemia.

“Pelos dados, até o momento não há qualquer demonstração de surto ou epidemia. Trata-se de um caso isolado que procurou por demanda espontânea, a Fiocruz, que ao apresentar sintomas e critérios foi internado para investigação diagnóstica, com posterior confirmação do caso.” Falou o subsecretário que é médico infectologista e doutor em genética viral pela UFRJ.

Ele falou ainda que as pessoas que tiveram contato com o paciente de caso confirmado estão sendo rastreadas e monitoradas pela vigilância epidemiológica do município de Maricá.

O caso positivo de varíola dos macacos em um paciente morador de Maricá foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Ele tem 25 anos de idade e não possui histórico de viagem ao exterior, mas informou que teve contato com estrangeiro.

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos. Em caso de sintomas o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e relatar se teve contato com pessoas com histórico de viagens, principalmente ao exterior (onde a doença tem se espalhado facilmente). Saiba mais sobre a ‘varíola dos macacos’ clicando aqui!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo