Notícias de Maricá

Mais de 250 alunos participam de aula de prevenção de afogamento em Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, promoveu neste sábado (16/07) aula de prevenção de afogamento e salvamento aquático para 260 participantes na praia de Itaipuaçu. A iniciativa integra a 1ª Feira de prevenção e Lifesaving, numa parceria com o Projeto Marola e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Ao todo, 45 agentes e instrutores ensinaram técnicas de prevenção de afogamento e resgate com equipamentos aquáticos aos alunos de diversas idades, entre crianças, adolescentes e jovens.

No evento, os participantes conheceram os cinco elos da cadeia de sobrevivência do afogamento que consiste em: prevenção; reconhecimento do afogado; o fornecimento de flutuação (equipamentos como boia) remoção da vítima da água e oferecimento de suporte à vítima (encaminhamento para o hospital em casos mais graves).

Ampliação das aulas de prevenção

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, comemorou o sucesso do evento e estuda a possibilidade de ampliar as próximas edições para outras orlas da cidade.

“Estamos pensando em levar para outras praias da cidade, como Barra, Guaratiba, Ponta Negra e Jaconé. Nossos 46 km de orla são muito perigosos e precisamos de eventos e projetos como esses”, afirmou.

Idealizador do projeto Marola, Santiago Prata não escondeu a emoção em propagar os ensinamentos às crianças e aos jovens. “Sou da comunidade e estou aqui há 40 anos. A minha ideia é proporcionar para a população o quão maravilhoso Maricá foi para minha infância e juventude e gostaria de deixar um legado para esse município”, disse.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo