ConsumidorInoãNotícias de Maricá

Maricá: Fiscalização descarta mais de 170 kg de alimentos impróprios para consumo

Uma ação de fiscalização para apurar denúncias realizada pela Secretaria de Defesa do Consumidor no Mercado Atacadão em Inoã, distrito de Maricá, terminou com o descarte de 172,5 kg de alimentos impróprios para consumo.

A fiscalização aconteceu na última quinta-feira (21/07), quando os fiscais foram apurar denúncias – fundamentadas com fotos – de que o estabelecimento estava vendendo composto lácteo da marca Ibituruna como se fosse leite.

“Composto lácteo, não pode ser chamado de leite porque tem outros ingredientes em sua composição, é feito a partir do leite e/ou derivados de leite, leite reconstituído, adicionado ou não, de gordura láctea até atingir o teor gorduroso fixado para o respectivo tipo, seguido de homogeneização e pasteurização, com ou sem outros demais ingredientes e aditivos. A base láctea tem que ser de no mínimo, 51% do total do produto.” Comentou o Secretário de Defesa do Consumidor Felipe Paiva.

Os fiscais estiveram no local apurando o fato e constataram que o comércio já havia se enquadrado nas determinações do CDC quanto à obrigatoriedade de prestação de informações claras e concisas, no que tange a venda do leite. Porém, demais setores também foram fiscalizados e diferentes irregularidades foram averiguadas no local.
Outros setores foram vistoriados e o montante de 172,5 kg de alimentos impróprios para o consumo (em especial, no setor de açougue e embutidos) foram inutilizados e devidamente descartados. O estabelecimento foi autuado.

carnes descartadas
Mais de 170 kg de alimentos impróprios para consumo foram descartados. (foto: Divulgação)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo